quinta-feira, 27 de maio de 2010

O QUE É A LEI DE MURPHY ?


Há dias que a gente não devia nem levantar da cama, e hoje foi um deles.

Levantando cheio de sono e atrasado, tomei um banho apressado e sai correndo pra comprar pão e leite no Extra Fácil, pertinho de casa. Havia três filas: Duas com carrinhos repletos de compras e uma que teoricamente seria a “expressa” para no máximo 10 unidades. Como estava com apenas dois itens e as outras provavelmente demorariam muito, nem tive dúvidas, apesar de ter umas dez pessoas na minha frente,e entrei nessa ultima. Até que estava rápida, mas quando já era o segundo da fila, o primeiro teve problemas com o seu cartão e a moça precisou chamar um supervisor para resolver o assunto, porque já havia passado toda a compra. Tudo resolvido e na minha vez, chega uma moça da Tesouraria para recolher o dinheiro do caixa e tive que ficar uns dez minutos esperando essa transação. Olhei os outros caixas e percebi que já tinham passado diversos carrinhos repletos de compras, enquanto eu continuava na minha fila expressa.

Quando consegui pagar, corri mais atrasado ainda para casa, preparei o meu café com leite, sentei-me na mesa e ao passar requeijão numa fatia de pão, com muito creme, inesperadamente escorregou da minha mão e caiu no chão virado pra baixo. Assim, além de perder o meu pão, também sujei o piso.

Olhei no relógio e faltavam 30 minutos para a minha consulta com o dentista e conclui que não poderia ir a pé, como é o meu costume, porque estava em cima da hora, então peguei o meu carro e entrei na Av. Nove de Julho congestionada, não imagino o porquê, talvez um acidente ocorrido alguns kilometros depois. Assim dirigindo, sempre que percebia uma fila indo mais depressa me transferia pra ela. Não é que imediatamente a que eu estava antes ficava mais rápida e a atual lenta. Mudava novamente, então a nova ficava mais lenta, e assim foi todo o caminho até chegar ao consultório. Porém quando estava chegando passei por uma única vaga disponível na rua, quase em frente ao prédio do meu dentista, então dei uma volta a jato no quarteirão e quando cheguei novamente ao lugar, encontrei outro carro ocupando a bendita vaga. Tive que procurar um estacionamento porque na rua não encontrei nenhuma outra vaga.

Quando saí do consultório, resolvi ir ao banco pagar uma conta que estava vencendo e chegando lá, peguei a senha e percebi no painel que havia onze pessoas na minha frente, mas satisfeito constatei que o atendimento estava indo rápido, pois haviam quatro caixas trabalhando. Quando finalmente estava chegando a minha vez, um caixa parou para o almoço, outro pegou uns malotes e começou a autenticar um monte de documentos, a outra foi atender um telefone e a única que ficou, atendia um cara com uns duzentos boletos. Logo quando estava chegando a minha vez, sendo assim demorei mais tempo na boca do caixa, do que desde a minha chegada, quando havia onze clientes na frente.

Então, me lembrei imediatamente da LEI DE MURPHY que afirma:
-“Se há possibilidade de alguma coisa dar errada, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de forma a causar o maior estrago possível.”

Edward A.Murphy era um engenheiro americano que trabalhava em experimentos de foguetes para a Força Aérea Americana e que fazendo 16 experimentos que continham duas possibilidades cada (uma certa e outra errada), conseguiu errar todas às vezes, e assim divulgando a sua experiência, em poucos meses a LEI DE MURPHY se espalhou pelo mundo com a sua conclusão:
- “Se alguma coisa pode dar errado, ela vai dar errado”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário